Thursday, March 29, 2007

O blog na educação tem sido um recurso interessante e eficaz para atingir os objetivos estabelecidos em algumas escolas do País. É uma ferramenta com infinitas possibilidades. Primeiro, pela facilidade de publicação, que não exige nenhum tipo de conhecimento tecnológico dos usuários, e segundo, pelo grande atrativo que exercem sobre os jovens.

Os blogs são espaços muito interessantes, onde o aluno pode colaborar, criar, interagir, produzir, e assim se sentir valorizado pelos outros e orgulhoso de seus trabalhos. As atividades podem ser as mais variadas: Produção de textos, narrativas, poemas, análise de obras literárias, opinião sobre atualidades, relatórios de visitas e excursões de estudos, publicação de fotos, desenhos e vídeos produzidos por alunos..., tudo é possível por meio do blog. Basta adequá-los aos objetivos educacionais, para que o conhecimento seja construído através da interação dos recursos informatizados e das capacidades individuais, criando um ambiente favorável para a aprendizagem.

Segundo a educadora Sônia Bertocchi os blogs têm potencial para reinventar o trabalho pedagógico e envolver muito mais os alunos: “Há aqui um grande poder de comunicação e os alunos passam a ser escritores, leitores e pensadores. Os blogs ajudam a construir redes sociais e redes de saberes, mas é a criatividade, de professores e alunos, que vai determinar a otimização da ferramenta.”

Um dos objetivos do blog é trabalhar a auto-estima dos alunos, muitos deles desinteressados ou agressivos. Por isso, os blogs precisam ser livres em sua proposta, sem restrição de comentários ou que exijam senhas para acesso ao conteúdo, senão é como se houvesse apenas uma mudança no ambiente de aprendizagem, mas com uma proposta totalmente tradicional.

As experiências e os resultados dos educadores que têm trabalhado com esta ferramenta, são muito positivas e animadoras, e nos mostram que a qualidade nas pesquisas, na produção de texto, no trabalho em equipe, na aprendizagem, aumenta muito quando os alunos percebem que o seu trabalho será publicado no blog, ou que eles poderão comentar algo que leram no blog de outras pessoas.
Permite a interatividade dos alunos e a elaboração de novos papéis para professores e alunos, onde uns aprendem com os outros.A elevação da auto-estima do aluno também é priorizada com o trabalho com Blogs, onde o aluno é "autor", manifesta pensamento, sentimentos e opiniões.

Deve-se ter cuidado para que o Blog não se torne um caderno digital onde a contribuição do aluno é limitada e formal. Também, deve-se ter cuidado, pois nem todos os Blogs possuem informações precisas. Não são as melhores dicas para pesquisa.

Uma outra opção, para quem não tem internet na escola, é construir o Blog em Html, ou até no próprio Word, permitindo que os alunos interajam em rede. Também as Web Quest podem ser disponibilizadas desta forma. É igualmente importante cuidar com o objetivo das atividades, procurando sempre desenvolver capacidades e habilidades necessárias para a formação pessoal do aluno, sua autonomia e conhecimento.

Segundo Estatísticas:

15,5 milhões é o total de blogs do mundo.

1 blog é criado a cada segundo.

30% da população online dos EUA visitam blogs.

Em junho foram criados 80 mil blogs por dia.

Blogs com conteúdos políticos, estilo de vida, tecnologia e escrito por mulheres são os mais acessados.

Levy (1996),diz que se devem construir novos espaços de conhecimentos, preferencialmente espaços de conhecimentos emergentes, abertos, contínuos, não-lineares e sugere duas grandes reformas para educação e formação: 1º – introduzir o ensino aberto a distância ao cotidiano da educação e 2º- que sejam reconhecidas pelo sistema educacional as experiências adquiridas, visto que as pessoas aprendem com as experiências sociais e profissionais, reforçando aqui mais uma vez a importância de ligar a teoria e a prática.

Talvez futuramente a comunicação do professor com aluno; professor com vários alunos; aluno para aluno; alunos para alunos, através da interação pela internet facilitará o contato com pessoas de diversos lugares, possibilitando a construção de espaços onde as pessoas podem interagir e estabelecer trocas que atendam seus interesses e que produzam conhecimento de forma colaborativa.

O blog pode então, ser uma das alternativas para atingirmos tais objetivos de interação e produção de novos conhecimentos, de forma criativa e colaborativa e nós, devemos explorá-los cada vez mais no cotidiano de nossas escolas.

No comments: